quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Inimigo Nº. 3: Instituto de Emprego e Formação Profissional!


Surpreendido(a)!

Não fique, você pode estar no desemprego durante todo o tempo a que tem direito que ninguém se preocupa em chamá-lo. Nem sequer sabem quais as suas habilitações literárias ou profissionais. Ignoram-no em absoluto!

Existem programas para criação do próprio emprego, de facto existem, no entanto, quando você apresenta boas ideias, alguém dos centros de emprego as aproveita e entrega de bandeja a gente com capital para as pôr em prática. Nunca confie nas facilidades que lhe prometem.

Existem excepcções, há centros de emprego IEFP, excelentes bem organizados e a trabalhar interessadamente consigo. No entanto, são casos raros.

Quando lhe pedem para apresentar o projecto, normalmente indicam-lhe uma empresa que trata desse assunto à qual, de alguma forma estão ligados.

Existem outros requisitos, tais como, o dinheiro que o venham a financiar, tem como contrapartida a constituição de uma hipoteca de um imóvel que seja sua propriedade, o ónus durará pelo menos 4 anos.

Na maior parte dos centros de emprego, enviam-lhe um postal para casa para se apresentar lá, com dia e hora marcada. O objectivo é que você não consiga cumprir, inclusivé que possa chegar atrasado(a), para lhe cortarem o subsídio.
Agora instituiram a obrigatoriedade de você deslocar-se a empresas para procurar "activamente" emprego. A cada quinze dias tem que apresentar-se com documentos carimbados pelas empresas onde se deslocou. É óbvio que você não vai conseguir nunca arranjar nenhum emprego assim. Na maioria dos casos você não passa do porteiro, o qual já tem o dito carimbo em seu poder. Você é humilhado, apenas isso...
Só mais um detalhe, já se foi apresentar nas juntas de freguesia? Já reparou na forma altiva como o atendem entre duas chamadas de telemóvel feita para os amigos, já reparou na sobranceria com que esses mangas de alpaca, incrustados no parasitismo autárquico, o tratam...
Não se esqueça, você pode apresentar reclamação por escrito.

Já precisou de fazer formação? Para conseguir um lugar, precisa de uma boa cunha. Quanto ao atendimento, se está no concelho de Vila Franca de Xira, esqueça...

Sem comentários:

Free site optimization